Bulldog Inglês

No destaque, um filhote do Canil Fat Boy Dogs

0
14

Sua origem não é muito certa, embora saiba-se que até meados do século XVIII seus ancestrais(possíveis descendentes do Alaunt), mais altos e ágeis, eram utilizados em combates contra touros, de onde herdaram a nomeação “Bulldog”(“Cão de touro”). Quando estes combates (Bull-baiting) foram proibidos em 1835, o bulldog quase chegou a extinção. Por volta de 1860, quando as exposições de cães tornaram-se populares, o antigo bulldog foi modificado, tornando-se bem mais baixo, com peito mais largo e focinho mais curto. Este novo buldogue, visto hoje como cão de companhia, sobreviveu devido aos esforços de fiéis criadores. A razão para tal afirmação é a de que interferências em seus cruzamentos, que geraram o físico diminuto atual, o impediam de reproduzir-se sozinho. Um exemplo disto é o seu curto focinho(com o nariz voltado para cima) que dificulta o resfriamento do ar e leva o animal ao superaquecimento, além de restringir sua energia para acasalar-se. Seu físico também não o ajudava com os filhotes. As fêmeas não eram bem sucedidas em partos naturais, uma vez que suas pernas tortas, impediam que seus ossos dilatassem a ponto de proporcionar a passagem dos filhotes.

Temperamento
Sua personalidade é descrita como brincalhona e afetuosa, apesar da face brava. Por ter a tendência a ser preguiçoso, para seus donos mantê-los saudáveis, fortes e evitar problemas respiratórios, é necessário passear com eles ao menos duas vezes ao dia. É teimoso e possessivo, o que dificulta o adestramento; Apesar disto, são excelentes animais para famílias com crianças, pois são sociáveis e sem traços de agressividade.

Características físicas
Trufa e narinas grandes, amplas e pretas, jamais de cor fígado, vermelha ou marrom. Com narinas bem grandes, largas e abertas. O focinho é curto e largo, curvando-se para cima e muito profundo do canto do olho ao canto da boca. O pêlo é de textura fina, curto, fechado e liso. Cor de pelagem: Unicolor ou “smut” (com fuligem, isto é, de uma só cor com máscara preta ou focinho preto); Tigrado, fulvo, marrom claro, branco ou malhado (combinação de branco com qualquer das cores precedentes). As cores fígado(chocolate), preto e castanho(tricolor) são altamente indesejáveis. Peso: Machos 25 kg; fêmeas 23 kg. Alturaː Entre 31 e 40 centímetros na altura da cernelha.

Saúde
Seu físico robusto, diminuto e com rugas, favorece vários problemas nas articulações, olhos e pele, por isso demanda cuidados específicos. O Bulldog, por seu focinho curto, pode apresentar problemas respiratórios. As fêmeas podem apresentar dificuldades no parto. A raça também pode sofrer com vários tipos de displasia.

COMPARTILHAR
<< ANTERIORBoxer
PRÓXIMO >>Beagle

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA