SASE – Programa realizado pelos Médicos Veterinários da USP

A 3ª edição do SASF, programa idealizado pelos médicos veterinários residentes da USP teve como tema o conceito de Saúde Única e atraiu adultos e crianças.

0
17

No último sábado, 04 de fevereiro, o Parque Villa Lobos recebeu pela primeira vez, o SASF – Sábado de Assistência à Saúde da Família na Veterinária, programa organizado pelos Médicos Veterinários residentes do programa de Residência Multiprofissional do Hospital Veterinário da Universidade de São Paulo (HOVET-USP). A Médica Veterinária Residente, Renata Marques Umbelino, também responsável pela divulgação do programa conta que em comparação com as edições anteriores, que ocorreram na FMVZ-USP, a edição de 2017 conseguiu atingir um número maior de famílias, por conta da sua localização estratégica, o Parque Villa Lobos.
O evento que chegou a sua 3ª edição teve grande receptividade de adultos e crianças que puderem aproveitar um dia de lazer no parque para tirar dúvida, fazer microchipagem dos seus animais e aprender sobre família multiespécie, medicina preventiva e a prevenção de acidentes relacionados aos cães, gatos, pets não convencionais e equinos. “A alteração do local do evento para um parque acrescentou enorme qualidade ao evento, que foi ao encontro de um público bastante variado e de maneira geral muito interessado e receptivo à interação proposta pelo evento. Contamos com diversas atividades que conversaram e ensinaram através de brincadeiras sobre zoonoses, cuidados para uma posse responsável, higiene e conservação dos alimentos, bem-estar ao animal de produção e de onde vem os produtos de origem animal. As crianças e os adultos se divertiram com o teatro de posse responsável do Projeto Santuário, com pinturas de rosto, bexigas em formato de animais, caricaturas feitas na hora, ordenha de vaga (em manequim) e etc. Os cães saíram ainda mais elegantes com bandanas, coleiras e grande parte deles, com seu número de identificação (RGA) e microchipagem, além de orientações sobre manutenção do peso ideal, entre outros. Mesmo com as intempéries ambientais que não estavam previstas (chuva e lama), o evento foi um completo sucesso! Todos os médicos veterinários residentes do HOVET-USP ficaram muito felizes com os resultados e com a oportunidade de passar um pouco dos conhecimentos adquiridos”, explica a Doutora Veterinária Residente Caroline da Silva Freire, Diretora do III SASF VET

O evento desde ano teve como tema central a Saúde Única, conceito crescente que relaciona diretamente a saúde do homem, do animal e do meio ambiente, onde não há equilíbrio sem que haja respeito, cuidado e amor entre seres de espécies diferentes. O espaço Saúde Única, englobou também outros grandes temas como: Guarda Responsável, Zoonoses, Segurança Alimentar e Produção Animal.

Para a próxima edição, a equipe do SASF já tem planos. “Devido ao grande sucesso da terceira edição do SASF, para a próxima edição aprimoraremos as nossas atividades. Temos a intenção de aumentar a estrutura do evento para conseguir atingir um púbico ainda maior. Com atividades para todas as idades, o evento tem como objetivo promover a saúde atingindo a todos da família”, explica Bruna Bianchini Real, Médica Veterinária e uma das responsáveis pela divulgação do SASF

O programa que tem como intuito transformar os Médicos Veterinários Residentes em agentes multiplicadores científicos e agentes de saúde pública pretende crescer cada vez mais a cada edição e assim conscientizar e informar ao público sobre a necessidade dos cuidados com o bem-estar de animais de estimação que refletem na saúde das próprias famílias.

Sobre a Residência Médica e o SASF:
A Residência em Medicina Veterinária integra um programa do Ministério da Educação que engloba a oferta de bolsas de treinamento em diversas áreas da Saúde. O objetivo do MEC com a criação de tal programa é a formação de profissionais conscientes de seu papel social e capacitados para a promoção da saúde coletiva. Sábado de Assistência à Saúde da Família na Veterinária, SASF VET, é um evento que foi criado pelos residentes do ano de 2014 do Hospital Veterinário da FMVZ-USP junto ao conselho de residência, com o apoio da diretoria do HOVET-USP e diretoria da FMVZ-USP. Interessados em participar devem entrar em contato através do e-mail: contato@sasf.com.br

Sobre o Projeto Santuário:
O Projeto Santuário é um projeto educativo de extensão universitária, criado em 2009, que emprega os princípios da medicina veterinária do coletivo para o manejo das populações de animais urbanos, com o objetivo principal de capacitar o estudante de medicina veterinária a promover a boa convivência entre seres humanos e animais, tornando-os assim, agentes sociais transformadores e diminuindo o número de animais abandonados, o que contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida animal e humana. Como também auxiliar na formação de uma nova consciência na população, principalmente nas crianças que ao adquirirem uma visão diferenciada em relação aos animais, poderão disseminá-la em casa e na comunidade.
As ações desenvolvidas pelo grupo são principalmente de cunho educacional, sendo estas feitas por meio de peças teatrais infantis realizadas em escolas e palestras para adultos (trabalhando paralelamente aos mutirões de castração realizados por ONGs em parceria com a Secretaria de Saúde de São Paulo), além de publicações em meio acadêmico.
www.projetosantuario.fmvz.usp.br

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA